Graduada, mestra e doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo realizado estágio de doutoramento, por meio de bolsa sanduíche concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, em parceria com a Universidade Portucalense Infante Dom Henrique, Porto, Portugal. Possui experiência em administração e docência superior em instituições de ensino superior e fundamental. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. Coordenadora do ASI – Arquivo de Som e Imagem, situado no Centro de Estudos em Design da Imagem da Escola de Design, UEMG. Experiência docente na área de História e Filosofia, com ênfase em História da Educação, História do Brasil , História de Minas, História Cultural, Pesquisa e Prática de Ensino de História ,História do Design e Cultura material, Filosofia da Educação e Fatores Humanísticos, atuando na investigação dos seguintes temas: história da cultura e arte, memória, patrimônio e história das cidades e metodologia de pesquisa e história do design e cultura material. Desenvolve pesquisas relativas à educação para o patrimônio, morte e culto aos mortos, especialmente os cemitérios oitocentistas, bem como a história e memória do design.
Almeida, M. (ed.) (2022) Estudos Cemiteriais no Brasil: Itinerários, Múltiplas Bordagens e Povas perspectivas, Santa Maria, Arco Editores.
Almeida, M. (2020) ‘Cemitério do Bonfim: arte, história e educação patrimonial- a experiência das visitas guiadas’, em M.L.Filho & T.T.C.Pereira (eds) Ações de Extensão, Belo Horizonte: Editora UEMG.
Almeida, M. (2016) ‘A cidade e o cemitério: uma experiência em educação patrimonial’, Revista M. Estudos Sobre a Morte, os Mortos e o Morrer, 5:9, 213-230.